quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de combate à AIDS



Hoje dia 1º de dezembro inauguração do Blog Além do Arco-íris coincidiu com um dia muito importante e que merece nossa atenção sempre é o Dia Mundial de combate à AIDS. É um dia em que devemos parar para rever nossas atitudes quanto à prevenção não só contra a AIDS, mas também a outas DSTs.
Por muitos anos, por preconceito e ignorância a AIDS foi chamada de doença dos gays pela sociedade preconceituosa, hoje sabemos que ela não escolhe suas vítimas, e que as mesmas não se restringem a um grupo de pessoas. Hoje vamos dar as mãos ao restante do mundo unindo forças para a conscientização sobre esta doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos. Infelizmente a doença ainda não tem cura, apenas tratamento, sendo assim, a melhor atitude é a prevenção.



Colabore
Esse dia não foi feito por acaso, é um dia para a conscientização, portanto una-se a milhões de pessoas em todo o mundo e ajude a divulgar.
Envie esse post para amigos e familiares,divulgue no seu twitter, facebook e outras redes sociais clicando no botão logo abaixo.

Sobre a AIDS

O que é?
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fonte:
Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.

3 comentários:

Nathacha disse...

há necessidade de se terminar com os mitos em relação a Aids , divulgação orientação são armas perfeitas para o combate da doença
http://medicinepractises.blogspot.com/

Jefferson Reis disse...

Realmente, divulgação deve existir de muito. As pessoas devem aprender a se cuidar e entender que precisam se cuidar. Parabéns pela iniciativa e Blog!

Unknown disse...

Meu Blog Pedaços de Mim foi premiado com o Selo Blogueiro Show e eu escolhi o seu blog para ser premiado com o esse Selo. Espero que tenha gostado.